sábado, 29 de dezembro de 2007

Psicologia Transpessoal

A psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia, considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "quarta força", sendo a primeira força o comportamentismo, seguida da Psicanálise, e do Humanismo.

É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e (Stanislav Grof). Surgiu em 1967 junto aos movimentos New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique, conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender sua existência e ajudar a si próprio.

A psicologia transpessoal tem entre seus objetos de trabalho e pesquisa os estados não ordinários de consciência que abrangem das experiência com alucinógenos (Grof, Huxley) aos estados místicos das tradições religiosas mundiais. Ken Wilber, um dos seus principais teóricos, em "O Espectro da Consciência", primeiro de duzias de livros, propõe uma cartografia do ser que abrange do físico ao psíquico e deste ao espírito. Assim, a psicologia transpessoal abrange o ego, como as demais escolas de psicologia, e os estados além do ego (trans pessoal). No Brasil a psicoterapia transpessoal encontrou ressonância com a tradição espírita (muitos destes são simpatizantes desta abordagem terapêutica) e os fenômenos ditos mediúnicos passaram a ser estudados no contexto dos estados alterados de consciência.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Projeto SimplesMente

Projeto SimplesMente
Clique na imagem para aceder ao site.